sábado, 29 de outubro de 2011

Mais criança

Durante o ano lemos quadrinhos e vimos dvds da Turma da Mônica e, na semana das crianças, resolvemos registrar tudo que pensamos sobre os principais personagens dessa turminha divertida e das, não menos divertidas, crianças da turma 20.
Surpreendemos a Beth Lopes quando mostramos que sabemos fazer a leitura dos quadrinhos e criarmos um texto para eles.












sábado, 22 de outubro de 2011

Baile do tio Júlio.


Tio Júlio (Educação Física) presenteou todas as turmas (mesmo as q não são dele) com um baile prá lá de divertido e animado. Teve pequenininho meu se revelando! Obrigada Júlio pelo carinho!

Crianças!!!

Tudo voltado para elas: baile, brincadeiras, danças. Momentos, também, de reflexão, superação, sensibilidade e alegria. No final uma big festa e... presentes!!!

Um  pouco de mistério...

A passagem para a brincadeira e diversão.

As gatinhas prontas para a festa

Momento "peruas". Já no baile... rs

Os gatinhos...

Hora dos presentes deles

delas!

Recadinhos para gente grande!


Criança também sente preguiça!

A história: "Juju, a estrelinha preguiçosa."
A descoberta a preguiça de cada estrelinha da turma 20!
Definitivamente eles puxaram a "tia"... descubram aí...rsrsr

Testando...

a memória auditiva. Tudo certinho com eles!!! srrsrs

A ordem foi dada: completar a casinha com duas janelas e uma porta amarelas.

Primavera!

A primavera trouxe muita criatividade e inspiração aos pequenos!

Ouvimos histórias, criamos poesia, cortamos, colamos, desenhamos, pintamos, conhecemos novas técnicas, misturamos cores...
Foi um show de cores e palavras!
Ano abençoado, que turminha linda! (sempre falo isso!! rsrrs)

Atenção! Crianças criando, experimentando, exercendo autonomia... nessa hora só vigilância!


Duda e o livrinho que conta a história que gostaram tanto!

Quiseram fazer flores para levarem para as mamães. Ofereceram uma para nós, a Cacá que fez.

Figuras ilustres: Thyago e Pedrinho

Um jardim para enfeitar a entrada de nossa sala.

A poesia após ouvir a historinha: "A Flor"



Desenho vazado/mistura de cores

Tia Luciana chegou a pouco como agente educadora. Conquistou todo mundo, é mesmo uma gracinha! Mas já vai nos deixar, foi chamada para PEI (7ªCRE-1). Sorte de quem recebê-la! Mais um vazio e uma saudade boa que ficará em nossos corações. Tudo de bom, colega!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

24 cariocas e uma baianinha.

Uma das atividades que causa maior prazer à turminha é a música e claro seguida, ou acompanhada, de dança. Como bailam essas crianças! Como dizem hoje em dia "quebram tudo". (aqui professora antenada)rs
Um dia de setembro coloquei um cd para eles ouvirem, cantarem e dançarem: "Sou carioca da gema". Que sucesso! Levamos a música e a dança para o deslocamento do nosso "trenzinho", pelo espaço escolar (ida ao refeitório, ao banheiro, etc) e foi um sucesso (ainda é). Aliás esse "andar" pela escola é uma delícia, depois eu conto.
Apesar de termos outras musiquinha para caminharmos em nossos corredores eles insistiam nessa. Logo surgiram perguntas e fomos construindo um trabalho muito legal, divertido, prazeroso, informativo... "carioca, o que é isso?" iniciou-se assim uma conversa sobre nacionalidade e naturalidade (papo cabeça)rs
Pegamos, na secretaria, as certidões de nascimento e começamos a pesquisar onde nasceu cada um dos 'meus" pequenos. Aproveitamos a fonte para descobrirmos de onde vieram os papais e as mamães. Foi quando descobrimos que nem todos eram do estado do Rio de Janeiro, havia entre nós uma baianinha retada: Ana Paula. Ela ainda tem avós, tios e primos na Bahia e já foi visitá-los.
Brasil, Rio de Janeiro, Bahia... hora de entrar na história o nosso mapa, trouxe-o para sala para localizarmos os estados em questão, conhecermos a forma de nosso país.
Algumas músicas cantam a nossa cidade ou seus "filhos", seguindo a linha apresentei a música "Cariocas", de Adriana Calcanhoto e surgiu uma poesia (do que essas crianças são capazes, meu Deus!!!!!)
E o projeto segue rumo aos pontos turísticos onde, claro, de forma "apoteótica" surgirá o espaço onde se encontra o nosso CIEP, onde eles estudam e protagonizam durante todo ano, conhecido mundialmente: Sambódromo! Amo muito tudo isso... (crianças e espaço)
Espero que gostem, porque eu... sem palavras!
Bjos





















A última estrofe sofreu interferência das leituras que fizemos da coleção "Quem tem medo de..." Achei o máximo.