domingo, 27 de novembro de 2011

E continuam tentando assustar

    Fantasmas e ETs  surgem através de histórias e desenhos, via dvds: "Quem tem medo de fantasma?", "Quem tem medo de extraterrestre?", "Gasparzinho, o fantasminha camarada" e "Planeta 51", dando continuidade ao tema "Assustadores"
  Fantasminhas camaradas surgiram de brincadeiras onde as crianças se "vestiam" (utilizamos a toalha de mesa da escola hehehe) de fantasmas e personalizavam seus "andares" e "vozes" e para isso escolheram a frase que seria dita: "Eu sou um fantasma bonzinho, não tenha medo." 
    Observar as criações dos andares e as entonações das vozes foi diversão garantida e um privilégio!
    Perceberam que, até agora, todos os assustadores são bonzinhos? rsrsrs Eles definiram os perfis...
  Os ETs proporcionaram a descoberta de uma nova cor: cinza. Misturaram o branco com o preto e descobriram que a cor encontrada ficava mais clara ou escura de acordo com a quantidade de branco ou preto, que utilizavam. E, a partir daí, o azul claro, azul escuro, verde claro, verde escuro. Eles adoram essa farra com tintas, e eu também!
O motivo da mistura de cores foi a confecção da nossa nave espacial e dos ETs que nela viajariam.
Estamos adorando estas descobertas... e vocês?


Atenção e tensão 

Recortando, colando, montando o fantasminha

Caprichando no andar e na voz de fantasma

Fantasmas  voando pelo corredor da escola...  BÚUUU

Escolhendo e selecionando os materiais para a confecção da nave

Misturando as cores: descoberta do cinza 

Pintando, colando

A nave e seus tripulantes

A nave vista por baixo, luzes

Kauã abduzido... rs
Alguns "Assustadores" já nos visitaram, mas falta postar o monstro e o lobo! Tá com medo, é??? !!! rsrrs

domingo, 20 de novembro de 2011

Os assustadores

     Monstros, bruxas, fantasmas, lobos e afins povoam o imaginário infantil e se fazem presentes em histórias, filmes, desenhos e brincadeiras. As crianças procuram o medo, muitas vezes, em elementos assustadores. Tais personagens fascinam as crianças, provocando a curiosidade, aflorando a imaginação. Puro encantamento!
     No dia 31 de outubro, dia das bruxas, resolvi receber as crianças a caráter. Ao me encontrarem seus olhinhos aguçados e as expressões desconfiadas, nos divertiram (a mim e aos responsáveis), seria eu, realmente, uma bruxa? heheheheh. Foi um sucesso! 
     Já em sala conversamos sobre bruxas, de onde as conheciam, como elas eram, o que faziam, o que usavam, se tinham medo, se já haviam visto... Contei, então a história: "Quem tem medo de bruxa?" e assistimos ao dvd da série "Assustadores". Uma era, classicamente, como eles mesmo dizem, do "mal" e a outra do "bem". De posse das duas "personalidades" resolvemos montar uma história de bruxa e eles optaram por uma boazinha, entendo o porquê. Realizamos um teatrinho (como gostam de representar) baseado na historinha criada pela turma. 
    Para deixar a tarde bem divertida confeccionamos capas de bruxas para que pudessem brincar e decoramos com canetinha os recortes de TNT. Criaram brincadeiras de bruxa com o auxílio das capas que, a certa altura, se transformaram em de super-heróis quando Lorran teve a ideia de colocar sobre a testa uma tira de tnt. É mesmo muita criatividade e imaginação!

Na chegada das crianças

A história da bruxa do bem

O futuro príncipe e a princesa encenando a história

As amigas: princesa e bruxa

O príncipe, a princesa e a bruxinha

Brincando com a capa

Desenhando no tnt, experiência nova

Capa personalizada

Os bruxinhos viraram super-heróis
     Pesquisei entre as crianças outros personagens dos quais elas teriam medo, anotamos e estamos escutando histórias, vendo dvds, brincando, criando e descobrindo novas coisas. Vou postar aos poucos.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Coisas da Casinha

    Observar as brincadeiras das crianças na casinha é um dos meus maiores prazeres em sala de aula e não tem jeito, bisbilhoto mesmo!!
    Estava montando o mural no corredor quando notei um movimento diferente na casinha.      
Quatro crianças estavam afastadas do referido espaço: Kauã sentado em uma cadeira, sobre as pernas e os braços a sua frente, apoiados na cadeira, com a língua de fora e imóvel; Pedrinho, sentado a sua frente, da mesma forma, porém no chão; Paulinha penteava os cabelos  e Kathelen parecia estar "lavando" o braço de Kauã. Quis saber do que se tratava, mas já imaginando, pois momentos antes Pedrinho havia reclamado comigo que o pessoal da casinha não estava deixando ele ser o cachorro. Perguntei porque ele não poderia ser o cachorrinho da casa e obtive como resposta de que já havia um cachorro por lá. (aiaai) Ponderei que  conhecia várias casas em que havia mais de um cachorro.Pedrinho, então, foi aceito no "quintal" da casa.
    De volta a cena anterior a resposta foi imediata: os cachorros, "Gatinho" e "Viralata", estavam sujos e os  levaram ao pet shop, para um banho. (aiaaiai) Imprudente, voltava ao mural quando fui chamada por Paulinha, que disse: - Tia, tem uma história aqui!
(como?! rsrsr)
    Claro que me interessei e fui informada de que os bichinhos pertenciam a uma família formada pelo pai, que estava no trabalho; pela mãe e uma tia, que estavam no pet com os "bichinhos" e um casal de filhos, que havia ficado em casa com a avó, que nesse exato momento estava cozinhando (aiaiia). Quis conhecê-los, é claro! Achei tão simpática essa família que resolvi apresentá-la a vocês:

A família


O cachorro "Gatinho" sendo cuidado...




O cachorro "Viralata" esperando sua vez

A vovó
Os pais


O casal de filhos

A tia

Os cachorrinhos


Chegou a vez de cuidar do "Viralata"
    Nem adianta... tudo MEU!!!!!