sábado, 30 de junho de 2012

Estrelas (2)

A vez de Ana Clara.


Como não realizar um sonho possível de uma menininha tão doce, que realiza o sonho de qualquer professora?


O sonho...  lavar louça! rs







Clarinha é uma menina atenciosa, meiga, esperta, carinhosa, alegre e amiga. Várias situações em sala de aula revelaram que é uma criança pra lá de especial:




"Tia, eu vou emprestar o copo para a ... beber água. É que ela esqueceu de colocar o  copo dela na mochila."


 "Tia, eu vou brincar com a .... Ninguém quer brincar com ela."


 "Tia, a televisão lá de casa quebrou. Eu falei para minha mãe quebrar o meu cofrinho e comprar outra, e também arrumar o cabelo dela."


"Tia, você sabe que eu te amo?"


"Tia, o ... meu bateu. Fala pra ele que não é para bater no amiguinho, porque amiguinho é para brincar?"




Esses e outros acontecimentos a tornam tão querida e igualmente amada.


Ana Clara, tem a sorte de ter pais presentes e carinhosos, que ao buscarem na salinha demonstram a saudade e o amor que sentem pela filhota abraçando e sorrindo ao retornarem para casa. Por algumas vezes os encontro no ponto de ônibus conversando sobre como foi o dia, o que ela fez, se almoçou direitinho... Fico feliz em ver a cena!
Clarinha adora desenhar, dançar, ajudar os colegas, participar das atividades, expor sua ideias na rodinha e já consegue formular algumas hipóteses de leitura e escrita.
Não há como não se apaixonar pela doce Clarinha!


 Com as amiguinhas da turma 11.  (a segunda da direita para esquerda)


 Realizando, em total harmonia, uma atividade em grupo


 Um dengo de menina!


Uma atividade que adora: dançar!! 




Quem concorda curte e compartilha! rs
 Beijossss

sábado, 16 de junho de 2012

Quando a gente ama é claro que a gente cuida...

A proximidade da Rio+20 nos fez revisitar conteúdos trabalhados no ano passado relacionados ao nosso planeta e aos cuidados que devemos ter com ele. Percebi que a atitude e o interesse da turminha pelos temas estava mais aguçado. Assistimos a novos vídeos, fizemos novas leituras, buscamos algumas informações em jornais e demos início ao projeto "Amigos do Planeta". O nome não é original, porém acertou em cheio os coraçõezinhos das crianças.
Dessa vez, diferentemente do que aconteceu quando ainda éramos turma 20, a turminha se envolveu e passou a cuidar do nosso espaço e a relatar fatos como: "Minha mãe jogou o papel na rua e eu disse que não podia" ou "Tia, o fulano não fechou a torneira para escovar os dentes" e ainda " Eu tomei banho e desliguei o chuveiro para passar o sabão". Lógico que recebem elogio tipo: "Olha gente, ele é mesmo um amigo do planeta!" e eles gostam... e eu, também! 
Minhas ações estiveram direcionadas aos ambientes próximos das crianças como escola, casa, rua e bairro onde (con)vivem. 
Para desenvolver o projeto fiz uso de desenhos da Turma da Mônica: Um plano para salvar o planeta e  Turma da Mônica contra o capitão Feio; os clips: Economizar água e  Lugar de lixo não é na rua; as histórias:  Se essa rua fosse minha, Mundinho e O livro das péssimas boas maneiras.
Conversamos, produzimos, observamos, colamos, desenhamos, pintamos, escrevemos e assim nos tornamos amigos do planeta!


As leituras:
                                              

Produzindo a "Rua do Catumbi" (o nome foi escolha deles):




 Separando as produções:


Organizando:

 Se essa rua fosse minha...
                                                 


 Identificando o nome na listagem dos bairros:


 Esse é o meu lugar:


Repassando:


Opinando, reivindicando, concluindo...






       Compromisso                                                         Cerimônia do juramento


domingo, 10 de junho de 2012

As estrelas (1)

Achei que seria interessante apresentar algumas crianças que durante esses dois anos superaram dificuldades e, de certa forma, modificaram a realidade.
Começarei apresentando Cassiane, Cacá para os íntimos.
 Sabe aqueles alunos que te surpreendem pela força e determinação? Pois é, Cacá, apesar da pouca idade, demonstrou garra e superação diante das dificuldades em sala de aula.
O relacionamento dela com os colegas e a professora foi construído aos poucos, com muita conversa, insistência e crença na transformação.

Em relação a aquisição de conhecimento, Cassiane demonstrava insegurança, não acreditando em seu potencial. Chorava ao não conseguir alcançar o objetivo da atividade. Aos poucos, através de incentivos, conseguiu superar seus medos.
Ela percebe seu crescimento e superação e por vezes, relembra alguns fatos como: "- Lembra tia, que eu não conseguia fazer essa letra?! Agora eu sei." e abre um sorriso de satisfação que emociona.
Passei a observar há algum tempo que Cacá auxilia os colegas que ainda possuem dificuldades incentivando, ajudando, pegando na mão do coleguinha para que ele possa escrever uma determinada letra do nome, assim como eu fazia quando ela dizia não saber, ou chorava afirmando que não iria conseguir.




Cacá, com certeza, é uma daquelas alunas que a gente grava no coração e se envaidece em ter conseguido uma transformação relevante.  É ou não um sucesso?

Cacá (tum tum tum), Cacá (tum tum tum)!!!! Te amo!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Trabalhando em pequenos grupos: brincando, criando, montando

Cor, forma, tamanho, espessura... atributos que, através da brincadeira, levaram os pequenos a compartilhar, criar, experimentar, decidir e construir casas, bonecos, foguetes, castelos... 
A estrela foi a caixa de Blocos Lógicos; a novidade, decidirem em pequenos grupos o que criar com as peças adquiridas; o meio: a história "As formas e as cores", Eliana.
Os grupos foram escolhidos pelas próprias crianças. Algumas crianças demonstraram dificuldade em  aceitar a decisão da maioria dos componentes quanto a figura a ser montada; outras tentaram trocar peças com outro grupo para concretizarem suas criações, outras, ainda, enriqueceram o produto final dando utilidade a todas as peças distribuídas.
Enfim, situações que auxiliam muito nas avaliações dos pequenos e na concepção de futuros planejamentos, pois revelam aptidões e indicam dificuldades.. Trabalho simples e muito produtivo.





        A casinha está lá em cima, abaixo é o caminho para se chegar. (vivências)                                                                          






Este é um senhor barbudo usando chapéu.

           



         Essas meninas são caprichosas, colocaram um tapete na porta de entrada da casinha!

                                                 




Claro que não poderia faltar o castelo.... (sonhos)

                                   





 O boneco ao lado de sua cama com travesseiro. (hehehe)

                                           




O boneco carregando uma caixa na cabeça. (ufa)

                                         




       Já esse aqui resolveu subir no banco... (levado)







Saci não tem dia e mês para aparecer, não!




                             Construindo foguetes. (aventura)

E teve mano a mano, agora com mais seriedade! hehehe



Construa caminhos, embale sonhos, compartilhe vivências e embarque na aventura com os pequenos... é bom demaisssss!!!
Bjosss