domingo, 27 de março de 2011

Carnaval

Nos dias que antecederam o Carnaval, apresentei  às crianças (utilizando dvd e cd) marchinhas carnavalescas que fizeram sucesso no passado e deveriam ser resgatadas para e por eles. Iniciei com a famosa "Mamãe eu quero". Fez muito sucesso entre as crianças que rapidamente já cantavam sem dificuldades. Conversamos sobre a letra da música, vimos se havia crianças que ainda faziam uso da chupeta, identificamos em que etapa da vida a utilizamos,  que outros objetos fazem parte dessa  eptapa (fralda, mamadeira, chocalho,...). Tudo que foi relatado durante a oralidade era registrado no blocão, concomitantemente.
Fizeram parte dessa coletânea, também : "Cabeleira do Zezé" (observando sobre a higiene capilar para evitar o bichinho que adora morar em nossas cabeças), "Índio quer apito" (ele quer apito, e você o  que quer? E se não ganhar?), "Bandeira Branca" (aproveitando q as comunidades das quais fazem parte estavam sendo pacificadas), "Cidade Maravilhosa" (mostrando que estudam em um dos pontos turísticoss de nossa cidade).




As atividades foram permeadas por muita oralidade, atividade artística, montagem de mural, registro em blocão, tendo o cuidado em garantir a participação de todas as crianças.

2 comentários: