quarta-feira, 12 de outubro de 2011

24 cariocas e uma baianinha.

Uma das atividades que causa maior prazer à turminha é a música e claro seguida, ou acompanhada, de dança. Como bailam essas crianças! Como dizem hoje em dia "quebram tudo". (aqui professora antenada)rs
Um dia de setembro coloquei um cd para eles ouvirem, cantarem e dançarem: "Sou carioca da gema". Que sucesso! Levamos a música e a dança para o deslocamento do nosso "trenzinho", pelo espaço escolar (ida ao refeitório, ao banheiro, etc) e foi um sucesso (ainda é). Aliás esse "andar" pela escola é uma delícia, depois eu conto.
Apesar de termos outras musiquinha para caminharmos em nossos corredores eles insistiam nessa. Logo surgiram perguntas e fomos construindo um trabalho muito legal, divertido, prazeroso, informativo... "carioca, o que é isso?" iniciou-se assim uma conversa sobre nacionalidade e naturalidade (papo cabeça)rs
Pegamos, na secretaria, as certidões de nascimento e começamos a pesquisar onde nasceu cada um dos 'meus" pequenos. Aproveitamos a fonte para descobrirmos de onde vieram os papais e as mamães. Foi quando descobrimos que nem todos eram do estado do Rio de Janeiro, havia entre nós uma baianinha retada: Ana Paula. Ela ainda tem avós, tios e primos na Bahia e já foi visitá-los.
Brasil, Rio de Janeiro, Bahia... hora de entrar na história o nosso mapa, trouxe-o para sala para localizarmos os estados em questão, conhecermos a forma de nosso país.
Algumas músicas cantam a nossa cidade ou seus "filhos", seguindo a linha apresentei a música "Cariocas", de Adriana Calcanhoto e surgiu uma poesia (do que essas crianças são capazes, meu Deus!!!!!)
E o projeto segue rumo aos pontos turísticos onde, claro, de forma "apoteótica" surgirá o espaço onde se encontra o nosso CIEP, onde eles estudam e protagonizam durante todo ano, conhecido mundialmente: Sambódromo! Amo muito tudo isso... (crianças e espaço)
Espero que gostem, porque eu... sem palavras!
Bjos





















A última estrofe sofreu interferência das leituras que fizemos da coleção "Quem tem medo de..." Achei o máximo.

3 comentários:

  1. Que gracinha! PArabéns pela criatividade do trabalho. PArtindo de uma música fizeram várias atividades. Mt bom!

    ResponderExcluir
  2. Amei, amei... sua turma é linda!

    ResponderExcluir