domingo, 20 de novembro de 2011

Os assustadores

     Monstros, bruxas, fantasmas, lobos e afins povoam o imaginário infantil e se fazem presentes em histórias, filmes, desenhos e brincadeiras. As crianças procuram o medo, muitas vezes, em elementos assustadores. Tais personagens fascinam as crianças, provocando a curiosidade, aflorando a imaginação. Puro encantamento!
     No dia 31 de outubro, dia das bruxas, resolvi receber as crianças a caráter. Ao me encontrarem seus olhinhos aguçados e as expressões desconfiadas, nos divertiram (a mim e aos responsáveis), seria eu, realmente, uma bruxa? heheheheh. Foi um sucesso! 
     Já em sala conversamos sobre bruxas, de onde as conheciam, como elas eram, o que faziam, o que usavam, se tinham medo, se já haviam visto... Contei, então a história: "Quem tem medo de bruxa?" e assistimos ao dvd da série "Assustadores". Uma era, classicamente, como eles mesmo dizem, do "mal" e a outra do "bem". De posse das duas "personalidades" resolvemos montar uma história de bruxa e eles optaram por uma boazinha, entendo o porquê. Realizamos um teatrinho (como gostam de representar) baseado na historinha criada pela turma. 
    Para deixar a tarde bem divertida confeccionamos capas de bruxas para que pudessem brincar e decoramos com canetinha os recortes de TNT. Criaram brincadeiras de bruxa com o auxílio das capas que, a certa altura, se transformaram em de super-heróis quando Lorran teve a ideia de colocar sobre a testa uma tira de tnt. É mesmo muita criatividade e imaginação!

Na chegada das crianças

A história da bruxa do bem

O futuro príncipe e a princesa encenando a história

As amigas: princesa e bruxa

O príncipe, a princesa e a bruxinha

Brincando com a capa

Desenhando no tnt, experiência nova

Capa personalizada

Os bruxinhos viraram super-heróis
     Pesquisei entre as crianças outros personagens dos quais elas teriam medo, anotamos e estamos escutando histórias, vendo dvds, brincando, criando e descobrindo novas coisas. Vou postar aos poucos.

2 comentários:

  1. Adorei a novidade do desenho em TNT e o fato dos bruxinhos virarem super-heróis hehehehehehe. Amo mto td issoooooo!!!!!!!

    Jorge Noronha.

    ResponderExcluir
  2. é sempre bom dar movimento a escola... muito bom esse é o caminho.

    Equipe do ciep Dr. Adão Pereira Nunes

    ResponderExcluir