sábado, 16 de junho de 2012

Quando a gente ama é claro que a gente cuida...

A proximidade da Rio+20 nos fez revisitar conteúdos trabalhados no ano passado relacionados ao nosso planeta e aos cuidados que devemos ter com ele. Percebi que a atitude e o interesse da turminha pelos temas estava mais aguçado. Assistimos a novos vídeos, fizemos novas leituras, buscamos algumas informações em jornais e demos início ao projeto "Amigos do Planeta". O nome não é original, porém acertou em cheio os coraçõezinhos das crianças.
Dessa vez, diferentemente do que aconteceu quando ainda éramos turma 20, a turminha se envolveu e passou a cuidar do nosso espaço e a relatar fatos como: "Minha mãe jogou o papel na rua e eu disse que não podia" ou "Tia, o fulano não fechou a torneira para escovar os dentes" e ainda " Eu tomei banho e desliguei o chuveiro para passar o sabão". Lógico que recebem elogio tipo: "Olha gente, ele é mesmo um amigo do planeta!" e eles gostam... e eu, também! 
Minhas ações estiveram direcionadas aos ambientes próximos das crianças como escola, casa, rua e bairro onde (con)vivem. 
Para desenvolver o projeto fiz uso de desenhos da Turma da Mônica: Um plano para salvar o planeta e  Turma da Mônica contra o capitão Feio; os clips: Economizar água e  Lugar de lixo não é na rua; as histórias:  Se essa rua fosse minha, Mundinho e O livro das péssimas boas maneiras.
Conversamos, produzimos, observamos, colamos, desenhamos, pintamos, escrevemos e assim nos tornamos amigos do planeta!


As leituras:
                                              

Produzindo a "Rua do Catumbi" (o nome foi escolha deles):




 Separando as produções:


Organizando:

 Se essa rua fosse minha...
                                                 


 Identificando o nome na listagem dos bairros:


 Esse é o meu lugar:


Repassando:


Opinando, reivindicando, concluindo...






       Compromisso                                                         Cerimônia do juramento


Um comentário: